Existem 2 maneiras de envolver os alunos na aprendizagem da matemática:
1) Mostre os métodos aos alunos e eles os repitam. Essa abordagem é usada na maioria das escolas, mas os métodos geralmente carecem de significado, e os alunos perguntam razoavelmente: quando vamos usar isso? Além disso, os alunos só podem usar o que lhes foi mostrado, e não selecionar um método, um dos atos matemáticos mais importantes.
2) Envolva os alunos em tarefas ricas, abertas, visuais e criativas. Eles usam sua intuição e pensamento e escolhem métodos que podem ser úteis na tarefa. Quando eles precisam aprender novos métodos, os professores os ensinam dentro da tarefa. Os alunos percebem imediatamente como eles são importantes e os aprendem mais profundamente. Eles se engajam nos atos importantes de escolher e fazer conexões entre ideias.
A segunda abordagem é muito mais eficaz; no entanto, os professores nos dizem que não têm tempo para usar tarefas abertas e ricas que os alunos levam em direções diferentes. Eles veem as listas de métodos estabelecidos nos padrões curriculares e nos livros didáticos e decidem que só têm tempo para mostrá-los brevemente aos alunos e depois seguir em frente. Isso ocorre porque nossos padrões curriculares estão sobrecarregados com conteúdo desatualizado que os alunos nunca precisarão ou usarão.
A matemática no século 21 requer uma abordagem diferente. Esta página da web é dedicada a ouvir novas idéias sobre o ensino de matemáticos profissionais.
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